A arte pode ter um papel relevante na vida do homem

A arte tem um papel relevante na vida do homem e na História da humanidade, em todos os ramos em que se encontra, quer seja na pintura, literatura, música, teatro, como também na dança e escultura, entre muitas outras vertentes.

Em primeiro lugar, a meu ver, a arte convive com o ser humano e está sempre presente na nossa vida. Arrisco-me até a dizer que seria impossível um ser complexo, como nós, viver num mundo onde não existisse arte, porque, na verdade, fazer arte é a nossa essência, é quase o nosso propósito. É através dela que conseguimos exteriorizar o que pensamos e o que sentimos e podemos criá-la nas formas que entendermos. Pode ter harmonia, equilíbrio, confusão ou ser perturbadora, é arte, porque é uma criação do ser humano. Cada um de nós encontra-a onde se sente bem e livre, na natureza, na escrita, na fala ou no corpo, onde quer que esteja, ela existe. Temos o exemplo de movimentos artísticos como o Neorrealismo ou a Nova Objetividade que ilustram as frustrações e os problemas sociais e políticos de uma certa época.

Por fim, a arte tem importância na vida do homem, porque está dentro de nós, é o que respiramos e é o que transmitimos uns aos outros. É o que apreciamos e criticamos, é o que amamos e odiamos, e é onde achamos a liberdade. Se não conseguirmos ser o artista, sempre podemos ser a arte.

Marina Ernesto, 12ºD [2020-2021], ESPAM

Prof.ª Saudade Mestre

Imagem: O almoço do trolha (Júlio Pomar), Óleo sobre tela,1947, Coleção Manuel de Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.