Professores do AESA no Erasmus+

Aprender fazendo, importância da frequência de formação no estrangeiro

Grécia

O Programa EUROPASS – Erasmus + é uma experiência de aprendizagem destinada a professores, proporcionando uma atualização científica e pedagógica indispensável para uma prática letiva mais eficaz. Tendo como objetivo o crescimento pessoal e profissional, o Programa Erasmus + fomenta a partilha, não só de conhecimentos e experiências profissionais, como também o desenvolvimento de capacidades comunicativas e relacionais, assumindo-se como uma mais-valia digna de registo nos dias de hoje.

Nessa perspetiva, a docente Sandra Sá, professora de Educação Especial do Quadro do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Santo André, frequentou o curso Estratégias de sucesso para ensinar alunos com necessidades especiais e compreender e apoiar alunos com Autismo e Hiperatividade, que decorreu em Nafplio, de 5 a10 de julho.

Nafplio foi a primeira capital da Grécia e é uma pequena cidade à beira-mar, cheia de história e cultura. Longe de ser um conhecido destino turístico, mas com uma envolvente intimista, que favorece a cooperação e articulação, promoveu o intercâmbio docente, completando a formação académica e pessoal, com o vivenciar de contextos educacionais no exterior.

As atividades decorreram, diariamente, no Fougaro Art Center, que alberga, de forma harmoniosa, tanto galerias como espaços para jogos, atividades e concertos. Aqui, professores, de diferentes nacionalidades, abordaram e refletiram diariamente sobre a temática da diferença, partilhando e procurando novas técnicas de ensino para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Com uma componente muito prática, o curso permitiu o conhecer e aplicar metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, recolhendo outras práticas de intervenção.

Esta capacitação de professores tem um papel preponderante, não só na melhoria da prática letiva como no desenvolvimento da cidadania e consciência global, sendo um recurso importante para a dinamização de projetos, atualização e adoção de novos procedimentos e estratégias. A disseminação dos conhecimentos adquiridos no decurso desta semana pela docente Sandra Sá, irá, certamente, enriquecer pessoal e profissionalmente, outros docentes e, desta forma, permitir intervenções educativas cada vez mais contextualizadas e pertinentes, promovendo situações que possibilitem aprendizagens significativas, a todos os níveis.

Este é, definitivamente, um projeto que merece e deve ser salientado, dada a sua repercussão em toda a comunidade escolar!

Professora Sandra Sá, AESA

Itália

Entre os dias 12 e 23 de julho do corrente ano, no âmbito do projeto VO@ESA Erasmus+ –, do Agrupamento de Escolas de Santo André, frequentámos o curso “How to Use Tablets, Educational Apps and Social Media in your Classroom”, que teve lugar em Florença, na instituição “Europass – Teacher Academy”.

A nossa candidatura a esta formação deveu-se à necessidade de, enquanto profissionais da educação, nos mantermos constantemente atualizadas e em sintonia com o novo paradigma de ensino.

A importância das novas tecnologias no mundo moderno e na educação em particular levou-nos a procurar expandir e consolidar conhecimentos nesta área, associando à nossa experiência profissional novos métodos, ferramentas e recursos possíveis de conquistar, de uma forma mais eficaz, o interesse e motivação dos nossos alunos, facilitando, dessa forma, a aquisição de princípios, competências e valores inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Das experiências partilhadas, das reflexões produzidas, das aprendizagens realizadas salientamos quatro aspetos fundamentais: a abertura de portas para o trabalho colaborativo; a aquisição de novas ferramentas para tornar mais lúdico e, consequentemente, mais eficaz o processo ensino-aprendizagem; a importância da motivação, do empenho e da criatividade para promoção do sucesso educativo e a tomada de consciência para a necessidade da mudança de práticas de lecionação mais adequadas aos nossos tempos.

Professoras Adelaide Almeida, Carmo Silva e Fernanda Gouveia, AESA

Itália

No âmbito do programa de mobilidade para desenvolvimento profissional no estrangeiro – ERASMUS+ do Agrupamento de Escolas de Santo André, as professoras de Educação Especial Cristina Santos e Liliana Direito, deslocaram-se até Florença, Itália.

No horizonte estava o Curso Finnish Approach to Children with Special Needs: Promoting Learning and Growth, de 19 a 24 de julho. No entanto, nem tudo decorreu como desejado e planeado. Para além das contingências, e indeterminações inerentes à situação pandémica atual, ocorreu ainda uma greve nos serviços dos aeroportos portugueses, que nos adiou a viagem por 3 dias. Enfim, depois de muito ‘sofrimento’, inúmeros contactos, e alguns ajustes e reajustes, lá foi possível embarcar e acolher, de olhos e braços bem abertos, esta aventura.

Aterradas em Florença, somos imediatamente arrebatadas pelo calor abrasador e pela belíssima cidade! Florença é absolutamente soberba, na dimensão e colossalidade das ruas, dos edifícios, dos tempos, passado e presente, que se fundem em cada esquina.

Sem mais demoras, após dois dias de curso perdidos, estamos à porta da Teacher Academy Europass. A nossa fantástica formadora, Mari Tahjanjoki, já nos espera! O grupo é pequeno, ainda por razões pandémicas, mas muito dinâmico, agradável e interessante: reuniu as nacionalidades portuguesa, checa e finlandesa. Foi, assim, possível conhecer a abordagem finlandesa para crianças com necessidades específicas, o seu sistema educativo, práticas, estratégias, modelos, pontos fortes, barreiras e dificuldades. Também aprendemos sobre a realidade da República Checa. A formadora criou uma excelente dinâmica e um ambiente de trabalho e de partilha muito cativantes, onde o diálogo e o intercâmbio de ideias e práticas foram sempre uma constante, ora em inglês ora por gestos e expressões. Foi extremamente interessante constatarmos que, embora existam diferenças realmente significativas, por outro lado, temos tanto em comum.

Houve ainda oportunidade para aproveitar todos os tempos livres para desfrutar da beleza e prazeres da cidade. Se, em Lisboa as ruas são dos automóveis, e, em Amesterdão das bicicletas, aqui, são dos peões pelo que há que usufruir. Como resistir ao gelado à noite na Ponte Vecchio, ao pôr do sol na Piazzale Michelangelo, a David na Galeria Della’Academia, às catedrais, basílicas, praças…?! E às gentes, sempre encantadoras, e à comida que é, igualmente, excelente??! E, para terminar o curso em grande, participámos numa viagem coletiva de um dia inteiro pela encantadora região Toscana, tendo visitado Pisa, San Gimignano e Siena! Foi, em suma, uma aventura maravilhosa que constituiu, com certeza, uma mais-valia para nós pois enriqueceu-nos a nível profissional e pessoal. Esperamos conseguir disseminar da melhor forma o que aprendemos e, ainda, incentivar outros a embarcar nesta aventura; esperamos também investir em novos ambientes de aprendizagem. Da nossa parte, fica a vontade de ir mais além e de partir em novas aventuras, de preferência, muito em breve!

Professoras Cristina Santos e Liliana Direito, AESA

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