No âmbito das atividades previstas para este ano letivo no Projeto Erasmus+, as professoras Lília Miguel e Ana Nunes tiveram a oportunidade de acompanhar os primeiros alunos do AESA que realizaram uma mobilidade de duas semanas em Itália e, simultaneamente, realizar uma atividade de job shadowing nas escolas italianas que receberam os nossos alunos.
Assim, a professora Lília Miguel esteve no Liceo Scientifico Barsanti e Matteucci, em Viareggio, na Toscana, de 15 a 18 de janeiro. Por sua vez, a professora Ana Nunes esteve em Lucca, no Istituto de Istruzione Superiore Niccolo Machiavelli, na semana de 22 a 26 de janeiro.
O primeiro fator surpreendente, ao comparar o sistema português com o italiano, foi o facto
de a escolaridade obrigatória abranger 13 anos, tendo o ensino secundário a duração de 5 anos, terminando os alunos já com 19 anos. Outro fator surpreendente é a quantidade e abrangência das disciplinas em todo o percurso do ensino secundário. Os alunos têm 12 a 13
disciplinas ao longo de todo o ensino secundário, incluindo disciplinas como Matemática e Ciências, mas também Latim, História, Literatura e História das Artes, o que lhes abre um leque de possibilidades muito diversificado quando se candidatam ao ensino superior.
Tendo em conta este número de disciplinas e ainda o facto de não haver, por norma, refeitório nas escolas italianas deste nível de ensino, o horário é bastante concentrado e intenso – das 8:00 às 14:00, de segunda a sábado! A admiração dos alunos italianos era enorme quando dizíamos que na nossa escola não há aulas ao sábado…
A professora Lília teve oportunidade de assistir e participar ativamente em aulas de Física, Química, Ciências Naturais de diversos níveis e turmas, do 1º ao 5º ano. Algumas aulas foram práticas de laboratório e outras mais teóricas. Esta observação de aulas foi sempre precedida de reuniões com os docentes dessas disciplinas, nas quais se fez o contexto do que se iria observar.
A professora Ana Nunes, nas duas escolas que visitou em Lucca – o Liceo delle Scienze Umane e o Liceo Classico – teve a oportunidade de assistir a diversas aulas, principalmente de Inglês dos alunos mais velhos, a partir do 3.º ano (correspondente ao nosso 11.º ano). A professora Ana teve ainda a oportunidade de reunir com professores de Educação Especial, verificando que a questão de ser necessário assegurar a inclusão e a equidade no acesso à educação a todos os alunos é uma preocupação transversal aos dois sistemas educativos.
No geral, esta foi uma experiência muito enriquecedora para as duas professoras, pelos momentos de partilha e de aprendizagem que proporcionou, mas também pelo bom acolhimento das escolas, professores e alunos das duas cidades. Os laços que foram criados nestas duas semanas irão, certamente, perdurar e dar lugar a mais experiências e partilhas.
Professoras Ana Nunes e Lília Miguel, AESA
Leme 853