Alunos do 11ºG e 12ºG/H e professores do AESA

O Projeto Erasmus + EFP – Green@tion AESA, sob a Coordenação da professora Helena Freixo e Elisabete Simões, levou à cidade museu de Spoleto, Itália, um grupo de dez alunos e cinco professores. Os alunos realizaram estágios profissionais de duas semanas, desde o dia 28 de março até ao dia 8 de abril, em estabelecimentos diversos, vocacionados para a sua área profissional: consultório de dentista, veterinário, lojas, parafarmácia, farmácia e laboratório de cosmética (Ambulatório Veterinário Baldoni  Albagini, nas lojas de moda , L’Arca – Parmegiani e Ercolino 1902 Store, Studio Associato Maestripieri, Farmacia Dott. Marchese, Premiata Farmacia Amici e Laboratori Effe). Os professores, entre os dias 26 de março e 3 de abril, acompanharam a integração dos alunos nos seus postos de estágio e supervisionaram o seu desempenho, incluindo a forma como se relacionaram com as entidades acolhedoras e o modo como estavam a viver globalmente esta experiência inesquecível.

Para além da monitorização dos alunos, partilhada com a tutora Chiara Giacomaniello, os professores frequentaram o curso “Team building in school”, no UTC (Umbria Training Center) ministrado pela entusiasta formadora Kelsie Kerwin. Aprenderam técnicas para motivar os alunos na sua aprendizagem, modos de ensinar segundo as características dos discentes e outras técnicas quer para levar os alunos a autoconhecerem-se, quer para conseguir desenvolver o seu ensino de modo mais eficaz.

Todos participaram em atividades organizadas pelo UTC, nomeadamente uma visita a uma escola profissional à cidade vizinha de Foligno, “IPIA Orifini”, onde alunos italianos e portugueses puderam interagir e uma visita cultural a Roma.

Alunos e professores viveram esta experiência com muita intensidade e com uma satisfação que não cabe nas palavras. Os nossos alunos foram exemplares e deixaram uma imagem brilhante da nossa escola. Os professores voltaram também enriquecidos, pelas aprendizagens e pelo convívio. Só envolvendo as pessoas se constrói uma Europa unida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.