Mobilidade de Curta Duração Erasmus+ no AESA

O Agrupamento de Escolas de Santo André (AESA) recebeu, na semana de 24 a 29 de setembro, um grupo de quinze alunos e dois professores do IES Port Alcúdia, de Palma de Maiorca (Espanha). Esta Mobilidade de Curta Duração insere-se nas atividades previstas para este ano letivo no âmbito do Plano Erasmus+.

Os alunos de Palma de Maiorca foram acolhidos por famílias de alunos do AESA que, durante a semana, acompanharam os seus colegas num conjunto de atividades que tiveram como principais objetivos, por um lado, dar a conhecer aos alunos e professores maiorquinos a nossa região e, por outro, experienciar um pouco da vida escolar e do dia a dia dos nossos alunos, procurando, assim, fomentar um maior conhecimento das potencialidades de mobilidade na União Europeia, promover o diálogo intercultural e a cidadania europeia.

O grupo de Palma de Maiorca foi recebido à chegada a Santo André pelos alunos e respetivas famílias, que tinham preparado um pequeno lanche de receção na ESPAM. A receção oficial decorreu no dia seguinte, também na ESPAM, e contou com a presença da Diretora do Agrupamento, Manuela Teixeira e do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

Ao longo da semana, os alunos em mobilidade tiveram a oportunidade de participar numa atividade desportiva que os professores de Ed. Física da ESPAM organizam habitualmente no início do ano letivo, uma caminhada até à praia do Monte Velho. Assistiram também a uma aula de Espanhol, uma disciplina que integrou este ano letivo o currículo do 7.º ano no nosso Agrupamento, dando assim oportunidade aos alunos que estão a iniciar o estudo desta língua de interagir com falantes da língua. Houve ainda a oportunidade de assistirem a diversas aulas do currículo dos alunos portugueses, acompanhando os colegas que os acolheram nas respetivas casas.

Para além destas atividades na escola, os alunos de Palma de Maiorca, acompanhados pelos seus colegas portugueses e pelos professores envolvidos na organização e acompanhamento desta mobilidade, puderam realizar várias visitas para conhecer um pouco melhor a nossa região, tendo visitado Porto Covo, Sines, o Monte do Paio, onde tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada à exposição do Centro de Interpretação das Lagoas de Santo André e Sancha, e ainda o Badoca Park, onde, para além do espetáculo das aves de rapina, os alunos puderam assistir a uma sessão sobre a dinâmica dos ecossistemas. Os alunos puderam, ainda, participar no rafting africano, um momento sempre muito divertido. A meio da semana, todo o grupo deslocou-se a Lisboa, tendo visitado o Museu dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos. Contudo, o ponto alto deste dia foi, sem dúvida, o QUAKE, o museu interativo sobre o terramoto de 1755.

Foi uma semana cheia de atividades e descobertas, sendo o balanço final muito positivo. Os alunos de Palma de Maiorca gostaram muito de participar nesta mobilidade e de conhecer um pouco melhor uma realidade um pouco diferente da sua. Os professores que os acompanharam consideraram que esta foi uma experiência muito enriquecedora para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mas, sobretudo, para os seus alunos. Durante alguns dias, eles foram obrigados a sair um pouco da sua zona de conforto, tentando adaptar-se a outras circunstâncias, outros hábitos, outra cultura e, embora nem sempre isto tenha sido conseguido, o balanço foi, de um modo geral, positivo. E se fossem necessárias provas dos laços que, em tão poucos dias, se estabeleceram, bastava ver a emoção com que todos se despediram no último dia. Acreditamos que são estes os laços que ficam e que nos ajudam a compreender melhor o outro, a ver para além das fronteiras físicas, culturais, linguísticas. São estas, esperamos, as experiências que os nossos alunos não irão esquecer.

Uma palavra final de agradecimento à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que nos cedeu o transporte para as visitas na nossa região.

A Equipa Erasmus+ do AESA

[Fotografia de grupo: professos e alunos portugueses e maiorquinos]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.