Sonhar

Sonhar é muito importante. Faz-nos pensar e acreditar para além da nossa realidade diária. Faz-nos ir mais longe, para além do que é conhecido. Muitas das invenções a que, hoje em dia, temos acesso, foram sonhadas e criadas por alguém.

Por exemplo, se há várias décadas fosse necessário comunicar com alguém de longe, teria de ser através de uma carta ou de uma deslocação a esse local. Atualmente, em poucos segundos, é possível estabelecer uma chamada para qualquer ponto do mundo. Esta facilidade só é possível, porque alguém sonhou e desejou criar uma forma de comunicação mais rápida. No entanto, não é só o sonho que conta. É preciso muito trabalho e um forte desejo de concretização.

Outro exemplo foi a viagem à Lua. Alguém sonhou com a possibilidade de nós, seres humanos, conseguirmos ir ao espaço. Para tornar este sonho em algo mais real, foi necessário muito empenho de especialistas e muitas pesquisas efetuadas ao longo de vários anos. Finalmente, foi possível realizá-lo.

A emancipação da mulher também é exemplo de um sonho por materializar. Há várias décadas atrás, se uma mulher perdesse o marido e tivesse filhos, jamais poderia ter a tutela dos mesmos. Outra situação era o direito ao voto, uma vez que as mulheres estavam impedidas de votar, ou até mesmo, de ter a posse de bens, facto que era também, muitas vezes, proibido. Algumas mulheres sonharam com um mundo em que tudo isto lhes fosse acessível e através de muito trabalho, protestos e grandes manifestações, conseguiram que, nos nossos dias, os direitos sejam iguais para homens e mulheres.

Resumindo, sonhar é muito importante para acreditarmos e pensarmos para além do que conhecemos. Faz-nos pensar na quantidade de projetos que apesar de ainda não existirem, poderão, futuramente, existir. Mas, não é só através do sonho que estes objetivos se alcançam, é também através de muito trabalho e dedicação.

Margarida Finote, 12.º E/F, ESPAM

Prof.ª Saudade Mestre

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.