Dia Aberto no AESA

No dia 28 de abril, o AESA viveu mais uma edição do seu Dia Aberto na qual alunos, professores, funcionários, Encarregados de Educação e a comunidade em geral puderam usufruir de um leque diversificado de atividades e experiências. Os objetivos deste Dia Aberto incluem dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas várias escolas do Agrupamento, fomentar a partilha de experiências com a comunidade, de entre outros.

Na ESPAM

Na ESPAM os alunos puderam usufruir de atividades várias no âmbito do Desporto Escolar: dança, atividades rítmicas e expressivas, celebração do Dia Mundial da Dança e torneio interturmas de vólei. Foram também dinamizadas atividades inseridas no Projeto de Educação para a Saúde: os rastreios biomédicos deslocaram para a ESPAM a carrinha do Centro de Saúde e a enfermeira Sandra Rodrigues, que esteve disponível para toda a comunidade escolar durante a manhã; às 10h, com a participação do Alphafitness e de Pedro Cordeiro, foi realizada uma aula de body combat e, em seguida, Tomané levou a efeito uma aula com diferentes estilos de dança.

Esteve também à disposição de todos a Sala de Jogos Matemáticos (Damas, Mancala e Solitário, outros) e uma exposição de trabalhos promovida pelo Departamento de Línguas. Foi, ainda, disponibilizado um momento lúdico no âmbito da disciplina de Economia com a realização de um Kahoot.

No âmbito do Clube de Robótica e Matemática foram apresentados 3 robôs construídos e programados por alunos com o objetivo de estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Quem visitou o espaço teve igualmente a possibilidade de utilizar a plataforma UBBU dedicada à programação por blocos. Os alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos contribuíram com a mostra de robôs ativados por energia solar. Um dos momentos altos do dia foi a apresentação pela Oficina de Teatro da peça  “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Este grupo de alunos deliciou os espectadores com a sua desenvoltura, criatividade e empenho.

Na Escola Básica Nº 1

Na E.B. Nº1 de Santo André, as atividades desenvolvidas (exposições de trabalhos, vídeos, danças e torneio medieval adaptado), resultaram da articulação e flexibilidade curricular (AFC), através de práticas colaborativas e de cooperação entre os docentes, das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica, Educação Musical e Educação Física e contou com a colaboração da Biblioteca Escolar. Foi trabalhado nesta AFC o tema “À procura da nossa História Local: património natural e património cultural”, estiveram envolvidas todas as turmas do 2º Ciclo e decorreu entre novembro e abril. De entre os trabalhos realizados salientam-se: roteiros; poemas ao bairro dos respetivos alunos; descrição/legendagem (Inglês) de alguns espaços públicos; cálculo dos perímetros a partir da geometrização das representações das espécies de aves da Lagoa de Santo André; saídas de campo às hortas existentes nos arredores da Escola e ao passadiço do Salgueiral; mapeamento sensorial da rua da residência dos alunos ou de um espaço da mesma à sua escolha; elaboração, gravação de um RAP com a respetiva coreografia sobre a freguesia de Santo André; dança e torneio medieval adaptado; recolha de informação sobre os aspetos positivos e negativos dos bairros e respetiva proposta de melhoria. Realizaram-se ainda várias sessões com o historiador Dr. João Madeira sobre a “história da freguesia”.

As duas turmas do 3º ano da E.B. Nº4 apresentaram atividades (Dança medieval e Torneio medieval adaptado), fruto do trabalho desenvolvido em Educação Física.

Os pais e encarregados de educação das escolas envolvidas foram convidados a assistir às atividades que decorreram neste Dia. O empenho e o entusiasmo demonstrados ao longo do desenvolvimento da AFC também foram evidentes nas atividades realizadas no Dia do Agrupamento.

A finalizar o Dia do Agrupamento decorreu uma caminhada, com a finalidade de dar a conhecer o património natural da freguesia, destinada a docentes e não docentes do Agrupamento. Foram também convidados a participar os representantes dos pais e encarregados de educação, no Conselho Geral.

Nas Escolas do 1º ciclo e no Ensino Pré-escolar

Os alunos mais novos do AESA também celebraram o Dia do Agrupamento através de painéis coloridos nos quais espelharam a sua criatividade e o seu gosto pela aprendizagem. Foram também promovidas diversas sessões de atividades experimentais, para as turmas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. Estes alunos participaram, ainda, na exposição coletiva do agrupamento, no âmbito do “Compromisso Verde da Juventude”, elaborado e assumido pelos alunos de todos os ciclos de ensino, ao longo deste ano letivo. Assim, a sustentabilidade ambiental e a ação climática foram o foco transversal das atividades dos mais novos, promovendo atividades diversas associadas à reciclagem, à redução do uso de plástico, à compostagem, à plantação de árvores, à utilização de materiais reciclados, entre outras.Com esta exposição os nossos jovens pretenderam ser o eco da mudança assumida na comunidade educativa.

Professoras Helena Inverno e Isabel Reis, AESA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.