Docentes do AESA apresentam projeto SELF em Paris

Os professores do AESA, Manuel Amador (Matemática) e Teresa Faia (Francês), foram convidados a participar no Colóquio «Contextes et pratiques multilingues dans l’enseignement de disciplines scolaires», que teve lugar na Universidade Paris Cité, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

O convite surgiu na sequência da visita efetuada pela docente universitária francesa (Université Sorbonne Nouvelle, de Paris) no ano letivo anterior ao AESA para conhecer o trabalho desenvolvido pelos docentes no âmbito do projeto SELF (Secção Europeia de Língua Francesa). Este projeto, para além de promover o ensino/aprendizagem do Francês, é também um valioso contributo para a formação pessoal e cultural dos alunos, propondo o ensino parcial e progressivo de uma disciplina não linguística (DNL), a Matemática, em Francês.

O Colóquio foi uma oportunidade para docentes de França, Portugal, Canadá, Itália, entre outros, de diferentes níveis de ensino, debaterem sobre a natureza e variedade dos plurilinguismos e as práticas desenvolvidas em sala de aula. As diferentes apresentações foram organizadas tendo em conta o trabalho desenvolvido pelos professores de línguas (materna e/ou estrangeira) em ligação com o trabalho desenvolvido pelos professores de matemática.

Os professores Manuel Amador e Teresa Faia apresentaram o projeto SELF, referindo como o têm desenvolvido no AESA ao longo dos últimos quatro anos e mostrando exemplos de atividades desenvolvidas nas suas aulas.

Professores Teresa Faia e Manuel Amador, AESA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.