Curso de Inglês no Reino Unido – uma experiência inesquecível

Na segunda quinzena do passado mês de julho, um grupo de 24 alunos acompanhados por 3 professoras (Ana Nunes, Fátima Lobão e Sónia Ferreirinha) teve a oportunidade de participar num curso de Inglês no Reino Unido, mais concretamente na capital da Escócia, Edimburgo.

A viagem foi organizada por duas professoras de Inglês do AESA, contando para tal com a experiência e a expertise da Education Group, uma empresa portuguesa especializada em cursos de línguas para jovens e adultos, no estrangeiro, que já desenvolve a sua atividade há largos anos.

A preparação começou cedo, com contactos aos pais e EE’s e uma reunião de apresentação do projeto, onde foram apresentadas as condições para a participação neste curso, nomeadamente os custos e todas as atividades que os alunos poderiam realizar durante a sua estadia. Quando, finalmente, nos encontrámos todos no Aeroporto Humberto Delgado, na madrugada de dia 18 de julho, não podíamos estar mais excitados perante a perspetiva de passar duas semanas longe da família, para muitos alunos a primeira vez que tal acontecia, e num país desconhecido. Mal aterrámos em Edimburgo, fomos transportados para o campus da Herriot-Watt University, a nossa casa nas duas semanas seguintes. Ficámos impressionados com a dimensão do campus e também com as instalações, que ficámos a conhecer depois de uma breve orientação com uma das monitoras do curso. No dormitório, enorme, ficámos instalados em quartos individuais, com casa de banho, os mesmos quartos dos alunos da universidade em tempo de aulas regulares.

Nas duas semanas seguintes, os alunos tinham aulas num dos períodos do dia e, no outro, visitavam lugares de interesse histórico, cultural e artístico em Edimburgo, como o castelo, a National Gallery, o palácio real de Holyroodhouse, o Museu Nacional da Escócia, o museu interativo Dynamic Earth, entre outros. Ao serão, havia sempre atividades em que os alunos podiam participar, interagindo assim com outros alunos de diferentes nacionalidades que também ali se encontravam a fazer o curso de verão. Uma atividade particularmente divertida foi a International Evening, em que os diversos grupos eram convidados a apresentar o seu país e a dar a conhecer alguns factos e atrações.

O nosso grupo preparou um jogo (Kahoot) sobre Portugal, mas em cada questão, uma das opções de resposta era sempre “Cristiano Ronaldo”. Foi divertidíssimo ver um auditório cheio de jovens a participar no jogo, rindo cada vez que aparecia alguém que, inevitavelmente, respondia com essa opção à pergunta colocada. Nos fins de semana, tivemos a possibilidade de conhecer alguns locais icónicos da Escócia, como a cidade de Glasgow, o castelo de Stirling e o lago Lochmond. Nesses passeios, para além da visita a museus e monumentos, pudemos maravilhar-nos com as belíssimas paisagens da Escócia. Mas o melhor estava reservado para o final – um passeio de dois dias pelas Terras Altas, com uma noite em Inverness e um passeio de barco no famoso Loch Ness. Infelizmente, a chuva que caiu durante todo o dia não nos permitiu ver o monstro que dizem habitar naquelas águas (deve ter medo da chuva).

Após duas semanas intensas, regressámos a Portugal cansados, mas felizes e muito enriquecidos com esta experiência única e inesquecível. Quanto a nós, professoras, fazemos também um balanço muito positivo desta experiência, principalmente pelo grupo de alunos muito interessante e participativo que facilitou em muito o nosso trabalho durante esta aventura.

Professoras Ana Nunes e Sónia Ferreirinha, AESA

[Fotografia de grupo à entrada do Kelvingrove Art Gallery and Museum, em Glasgow]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.