AESA Homenageia Profª Felizarda Barradas

No âmbito das comemorações do 40º aniversário da ESPAM e 10 do AESA, ocorridas a 28 de novembro de 2023, foram atribuídos dois patronos, um ao Ginásio EB1 – AESA, “Professora Felizarda Barradas”, outro ao Auditório da ESPAM [de que falaremos noutro número] pela Diretora do AESA, prof.ª Manuela Teixeira.

Aqui vos deixamos breves pinceladas sobre algumas `marcas’ deixadas pela nossa homenageada, professora Felizarda Barradas, nesta nossa comunidade educativa.

A “baixinha” (como é carinhosamente chamada) costuma lembrar-nos de que só foi professora de Educação Física graças à Revolução de Abril, pois durante o Estado Novo era exigido possuir 1,54m de altura para poder ingressar no Instituto de Educação Física, requisito que, como todos sabemos, ela ainda hoje não cumpre.

Foi em 1985 que chegou à Escola Preparatória de Santo André. Era uma professora com olhar decidido, sorriso franco e um grande desejo de fazer coisas. Vinha lecionar no 1º quadro de professores de Educação Física daquela escola e, na sua experiência, contava já com o serviço letivo na Escola Secundária de Santiago do Cacém, na Escola Preparatória de Moura, na Escola Preparatória Frei André da Veiga, na Escola Preparatória da Nazaré e na Cercisiago.

Quis sempre ir mais longe, como é exemplo a criação, no início da sua atividade docente, do Grupo Dinamizador de Ação Cultural (GDAC). Este grupo, que formou com jovens alunos da Escola Secundária de Santiago do Cacém, levava apresentações de dança, poesia, teatro e canto a várias freguesias do Concelho e tinha para as suas deslocações o apoio da Câmara Municipal. Tanto na vertente cívica, como na profissional, nas responsabilidades que foi acumulando, ao longo do seu percurso, mostrou a capacidade, entrega e determinação que fizeram dela alguém sempre solicitado e cooperante em todos estes domínios.

Nos órgãos do poder local foi 1ª Secretária da Mesa da Assembleia Municipal; fez parte da equipa responsável pela realização das várias edições da Feira-Festa da Juventude e foi Membro do Conselho Municipal de Educação de Santiago do Cacém, para o qual foi eleita, em representação dos professores do Ensino Básico do Concelho.

Na Escola Preparatória de Santo André, mais tarde EB2/3, e atualmente EB1 do Agrupamento do AESA, foi responsável pelo Centro de Recursos Educativos de Santiago do Cacém (em Santo André, no atual Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro), tendo participado na criação da Mediateca Escolar em 1992 (instalação da EB 2/3 de Santo André) e desempenhado as funções de Coordenadora de Departamento e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Básica 2/3 de Santo André durante 6 anos. Como Formadora no âmbito da formação contínua de professores, realizou várias ações de forma gratuita, para todos os níveis de ensino, tendo sido membro do Conselho Geral do Agrupamento (AESA), entre 2014 e 2022, tornando-se Presidente do mesmo, a partir de 2016.

No que diz respeito ao Sindicalismo Docente, foi, durante vários anos, dirigente sindical (membro da Direção Central do SPGL, Coordenadora da Direção Regional de Setúbal, membro do Conselho Nacional e do Secretariado Nacional da FENPROF). Enquanto dirigente, foi, ainda, corresponsável pelo acompanhamento das escolas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

A experiência e conhecimento a cada passo adquiridos, que a foram progressivamente amadurecendo, repercutiram-se na comunidade educativa a que pertenceu, colega de referência, por ser ponderada e clarividente, mas destemida porque segura. Quem frequentou as nossas salas de professores sabe que a Felizarda era uma animação e que a atmosfera da sala melhorava com a sua chegada e o seu “Atão malta, como é que é?” Boa disposição, disponibilidade, generosidade são algumas das suas características. Muita dedicação e partilha, muito para além daquelas horas marcadas no horário. E, assim, nos levou, professores, alunos, pais, outros, por trilhos e caminhos à descoberta do património natural e cultural da freguesia em passeios que preparou e propôs para a comunidade educativa, alguns deles parte de trabalho interdisciplinar.

Para todas as disciplinas e turmas do 2º ciclo, planificou e coordenou vários projetos de articulação e flexibilidade curricular, nos quais também participou como docente de Conselho de Turma, dando acompanhamento aos colegas que o solicitaram. Partilhou materiais e equipamento seu, de modo a criar variedade, enriquecer e facilitar processos, dando apoio para evitar que alguém ficasse de fora ou se sentisse sozinho. Ainda nos lembramos dos memoráveis “Dias Olímpicos e Paralímpicos”, dos torneios medievais adaptados, dos espetáculos de “Luz, Sombra e Movimento”, do colorido dos corredores com as fotografias e as pinturas realizadas pelos alunos na “Oficina da Imagem”, etc. Os momentos culturais foram para a Felizarda uma festa e o seu entusiasmo arrebatava alunos, colegas e auxiliares, num esforço conjunto por fazer mais e melhor.

Colaborou com a organização dos vários espetáculos evocativos de Zeca Afonso; organizou a participação de alunos da escola nas comemorações do 25 de Abril, na Biblioteca Manuel da Fonseca e na Escola. Nesta última, estiveram envolvidos alunos, pessoal docente e não docente com a leitura de poemas e pequenas dramatizações; colaborou com o grupo de Português e com o Clube de Poesia nas várias edições do jogo “Caça à Imagem” e nas apresentações do Clube de Poesia; ofereceu as suas imagens para o caderno “A Ver o Alentejo” editado pela Escola para utilização nas aulas de Educação Visual e fez a sua apresentação acompanhada de poemas lidos por alunos do 2º ciclo. E se houvesse um palco, um microfone e colunas e até um ecrã, é certo e sabido que a mão da Felizarda andara por ali. Não só a sua entrega aos projetos era total, como em todos aqueles em que se envolveu ela estava por inteiro, desde o primeiro minuto até ao último.

A professora Felizarda Barradas aposentou-se em 2022. O seu ‘adeus’ deixou um vazio, mas também a nossa enorme gratidão. No dia 28 de novembro, o AESA homenageou-a, dando o seu nome ao Ginásio da EB 1, onde se encontra uma placa com o seu nome gravado.

Como disse há dias uma sua ex-aluna “[…] A Felizarda sempre foi uma pedagoga. Fez da Educação e da Escola Pública a sua bandeira. A fotografia é a Arte com que nos presenteia. O sorriso aberto diz-nos da sua generosidade e verdade. Quantas gerações de alunos e alunas marcou? Quantos projetos têm a sua marca? Em quantos combates a vimos?… Merecido reconhecimento o da tua Escola.”

Resta-nos acrescentar – em uníssono – “Obrigada, Felizarda Barradas!”

Por Isabel Reis e Helena Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.