AESA visita Bruxelas

No âmbito do Clube Europeu e do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, realizou-se uma Visita de Estudo a Bruxelas, capital da Bélgica e onde reside, atualmente, a sede da União Europeia.

No dia 18 de fevereiro de 2023, alunos e professoras iniciaram a sua aventura até Bruxelas. Após o breve voo, dirigimo-nos de comboio até ao centro da cidade e alojámo-nos nos nossos respetivos quartos de hotel. Provámos a culinária regional e explorámos as ruas da capital belga.

No dia seguinte, fomos até à sede da Europa e visitámos o Parlamentarium, centro de visitas do Parlamento Europeu, onde podemos descobrir esta instituição através de diversos recursos multimédia interativos. Por volta das 15 horas, ficámos a saber mais sobre a jornada Europeia através da visita à Casa da História da Europa – Maison L´Histoire Européenne -, onde formámos pequenos grupos e examinámos a exposição permanente de modo a responder ao questionário que nos foi solicitado. O dia terminou com o visionamento das incríveis iluminações projetadas na Catedral de Saint-Michel-et-Gudule, o Bright Festival.

No dia 20 de fevereiro, deslocámo-nos ao Museu da Banda Desenhada – MOOF -, no qual comtemplámos várias exposições de cartoonistas belgas e de outras nacionalidades. Visitámos o Museu do Chocolate – Chocostory -, onde se demonstrava e explicava a origem do cacau e confeção do chocolate; também pudemos degustar e descobrir como se fazem bombons. Ao entardecer, fizemos um pequeno passeio pelo centro da cidade e observámos alguns símbolos de Bruxelas tais como murais e estatuetas, entre as quais, o Manneken-Pis.

Na manhã seguinte, o grupo deslocou-se ao Museu da Cidade de Bruxelas – Maison du Roi -, edificação situada na Grand-Place que conserva a história da mais importante cidade belga, a qual nos foi explicada pelo guia que nos acompanhava. À tarde, percorremos a pé as ruas da capital e aproveitámos para admirar e fotografar diversos murais espalhados pelas avenidas. Deliciámo-nos com as famosas gaufres e vislumbrámos o pequeno Manneken-Pis com vestimentas carnavalescas. Por fim, no último dia da nossa viagem, expandimos os nossos conhecimentos musicais com a ida ao Museu dos Instrumentos Musicais – Musée des Instruments de Musique – onde, com dispositivos eletrónicos, podíamos ouvir melodias ao som desses instrumentos. Regressámos a Portugal, Vila Nova de Santo André, exaustos, porém, com as memórias de uma aventura fascinante e inesquecível.

Lara Madeira, embaixadora-júnior, 10ºB (as professoras Teresa Faia, Rosário Ferreirinha, Helena Marques), ESPAM-AESA.

Jornal “O Leme “829 – Abril de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.