ESPAM por terras alentejanas

No mês de março, alunos das turmas o 10ºE, 10ºF, 11ºE, 11ºF, 12ºE e 12ºF da ESPAM participaram numa visita de estudo a Vila Viçosa e Campo Maior. Começaram por conhecer o Paço Ducal em Vila Viçosa, residência e casa de férias da dinastia de Bragança, usufruindo de uma visita guiada. Percorreram os vários espaços, desde a sala de jantar, passando pelos quartos e terminando na maior cozinha da Europa. Ao longo da visita, ficaram a conhecer a origem das mobílias, os autores dos inúmeros quadros, a história deste edifício e de quem lá morou. Na parte final, fizeram um percurso pelas antigas cavalariças, podendo observar uma série de carruagens e outros veículos antigos, entre os quais o landau no qual o rei D. Carlos I e seu herdeiro foram assassinados.

Pela tarde, os alunos deslocaram-se a Campo Maior para visitar o maior museu do café da Europa, o Centro de Ciência do Café, no qual ficaram a conhecer a origem e a história desta bebida tão apreciada, a sua produção e as suas variedades. Através de várias atividades interativas e lúdicas, os alunos acederam com grande motivação a um conjunto muito rico de informação.

O contacto com estes dois espaços contribuiu para o conhecimento do nosso património histórico e cultural, contextualizando os conhecimentos adquiridos nas aulas e fomentando a cultura geral dos alunos.

Beatriz Coelho, 12º E, ESPAM-AESA Professoras Clara do Vale e Helena Inverno

Jornal “O Leme” 831 Maio de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.