Uma ponte de mim para o outro

Todos os anos, no Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

Este ano, 9 de maio marcou tanto o Dia da Europa como a Conferência sobre o Futuro da Europa, dando-lhe ainda mais oportunidades de ajudar a moldar o futuro da Europa. A combinação destes dois eventos mostra que a mudança é necessária agora mais do que nunca, e que precisamos de discutir os nossos desafios para criar um futuro melhor para todos. O Dia da Europa comemora a fundação do que viria a tornar-se a União Europeia, enquanto que a Conferência sobre o Futuro da Europa lhe dá a plataforma para ajudar a escrever o futuro da Europa. No âmbito do Clube Europeu e do programa EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu), desafiámos os nossos alunos a falar da Europa e a explicar como a Europa pode ser uma ponte de mim para o outro.

«A UE permite a livre circulação tanto de pessoas como mercadorias, o que significa que cada fronteira entre países se torna uma ponte entre eles, abrindo oportunidades para todos os habitantes da União Europeia.»

Nádia Fortes, nº13, 12ºE/F

«A União Europeia representa uma união económica e política dos Estados-membros. Esta assegura-nos alguns valores fundamentais, tais como, a liberdade, a dignidade humana, a democracia, igualdade, estado de direito e os direitos humanos. Contribui para que muitas pessoas tenham mais condições e qualidade de vida.»

Ângela Teles, n.º4, 12ºano

«A União Europeia tem o objetivo de promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos; garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas; favorecer o desenvolvimento sustentável, assente num crescimento económico equilibrado e na estabilidade dos preços, uma economia de mercado altamente competitiva, com pleno emprego e progresso social, e a proteção do ambiente; lutar contra a exclusão social e a discriminação; promover o progresso científico e tecnológico; reforçar a coesão económica, social e territorial e a solidariedade entre os países da EU; respeitar a grande diversidade cultural e linguística da EU e estabelecer uma união económica e monetária cuja moeda é o euro. Os valores da UE são comuns aos países que a compõem, numa sociedade em que prevalecem a inclusão, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a não discriminação. Estes valores são parte integrante do modo de vida europeu: dignidade do ser humano, liberdade, democracia, igualdade, estado de direito e os direitos humanos.»

Joana Soares, n.º10, 12ºE

Professoras Helena Inverno e Teresa Faia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.